
As festas e tradições cristãs são comemoradas e vivenciadas intensamente nas escolas Waldorf. Não somente a data é comemorada, mas há todo um trabalho de preparação para o momento que vai chegar.
Dessa forma, as crianças vão realizando lentamente, durante semanas, as ações relacionadas à determinada celebração, construindo memórias felizes que ficarão para sempre guardadas. As lembranças afetivas não são os únicos ganhos. Por serem cíclicas, as festas também ajudam a criar a noção de tempo para os pequenos.
Na Páscoa, as escolas trabalham a transformação, a superação e a transcendência por meio de diversas atividades lúdicas que podemos também realizar em casa para introduzir o clima festivo em família.
Uma atividade simples e bem bonita que pode ser feita com a criança, é colorir ovos de galinha para transformá-los em enfeites. Após eliminarmos todo o conteúdo dos ovos – fazendo dois furos nas extremidades e soprando em um deles – pode-se cobri-los com papel crepom molhado. Após alguns dias, o papel é retirado e os ovos ficam tingidos como uma pintura em aquarela. Esse final de semana, elaborei um móbile com os ovos preparados por minha filha.

A mesa de época também é muito utilizada nas escolas Waldorf. Galhos, plantas e lagartas de pano, feltro ou lã, podem enfeitar a mesa de páscoa. Próximo à data, troca-se a lagarta por casulos (casquinhas) e após a Páscoa, coloca-se uma borboleta no lugar do casulo simbolizando a transformação.
Como esse ano a Páscoa coincide com o início do outono, é possível aproveitar a ocasião para criar a mesa de outono no mesmo espaço.
No domingo de Páscoa, vamos contar a estória do verdadeiro coelho de Páscoa e realizarmos uma busca aos ovos. Este ano, a Clara vai ganhar seu primeiro ovo de Páscoa após quase quatro anos de existência (Não consegui resistir). Será feito por mim e colocado em uma cesta de vime para que ela possa encontrá-lo.
Abaixo seguem alguns símbolos da Páscoa que podem ser trabalhados em uma mesa temática:
Coelho: o coelho dorme durante o dia e fica acordado à noite. É um animal muito fértil. É um símbolo lunar. Nos contos de fadas e nas lendas de muitos povos, a própria lua é , por isso, um coelho.
Cordeiro ou ovelha: devido a sua candura, é símbolo da mansidão e da pureza.
Ramos: galhos verdes simbolizam a honra e a imortalidade.
Ovo: é o germe da vida, símbolo da fecundidade. Uma vez chocado, é portador da nova vida.
Muito interessante esta forma de comemorar a pascoa. Achei lindo
CurtirCurtir
Obrigada Paulina. São atividades fáceis que podemos fazer em casa. Todos se divertem. Que tal tentar fazer o ovo tingido?
CurtirCurtir
A Oficina de Páscoa do Maternal do Alecrim Dourado foi especial para mim, este ano. Desde a organização do evento, a arrumação no dia anterior à oficina, a presença de tantas famílias unidas por um mesmo propósito, o amor e a dedicação de todos envolvidos… É desse ambiente anímico que envolve tudo que a criança pequena precisa. É esse comprometimento da comunidade escolar que faz a diferença.
Trabalhamos com entusiasmo, estimulando nossa vontade, alimentando nossa criatividade e superando nossas dificuldades. Aliado a isso, a conversa gostosa, o interesse em conhecermos melhor uns aos outros, o clima leve, mas, nem por isso, desprovido de sentido.
À época de Páscoa nos remete a tudo isso: depois de tantos anos de “escola” , participar da Oficina como se fosse a primeira vez. Renascida. Renovado. Transformado em espírito.
Alegria incomparável. Gratidão a todos que ajudaram a construir esse momento em minha vida!
CurtirCurtir
Sonia, gratidão pela oportunidade que tivemos de compartilhar esse momento incrível que foi a oficina de Páscoa. Sinto que os laços de amizade que estamos construindo com os pais e professores se fortaleceram ainda mais. Foi muito bonito ver o entusiasmo de todos e o interesse genuíno em ajudarmos uns aos outros para que o trabalho fosse feito. Saí de lá com minha alma plena.
CurtirCurtir
Foi excepcional!
Obrigada a toda equipe Alecrim por nos unir e nos direcionar para um momento tão maravilhoso!
Gratidão a todos os presentes, foram ótimas trocas, transformações internas… Amei!
CurtirCurtir
Ah, quanta delicadeza!!!
Acredito que esse tipo de feito estimule as crianças a desejar dar o seu melhor sempre, para estar junto do outro. Amei.
CurtirCurtir