Como a escola pode desenvolver o ser humano?

Qual é o papel da escola e dos educadores na sociedade? eles são responsáveis por moldar ou transformar um indivíduo? Seria possível olhar para um pensador, um grande cientista ou filósofo e dizer que a escola o forjou assim?

Para Rudolf Steiner, a escola pode fazer muito pouco para influenciar o que é específico de um indivíduo, do que ele é capaz de aprender com base em suas habilidades particulares. Mas um verdadeiro educador oferece as condições para que ele se desenvolva. “Não podemos fazer nada em relação ao que a pessoa se torna por meio de sua própria natureza, pois outros fatores são determinantes para isso. O que nós podemos fazer é remover obstáculos para que os indivíduos encontrem sua força interior para realizarem plenamente seus potenciais”, ensina Steiner.

Hoje eu gostaria de compartilhar um documentário brasileiro produzido por Veronica Marchi Costa – Waldorf: ensino e aprendizagem para além dos muros da escola. Ele foi gravado na Viver Escola Waldorf de Bauru e mostra  a sua rotina em seus diferentes setênios, explica o porquê de cada atividade, de acordo com a idade, como as diferentes disciplinas escolares são interligadas por meio de diferentes vivências e como essa pedagogia permite o verdadeiro desabrochar do ser humano.

Anúncios

Autor: Raquel Vitorino

Sou jornalista, consultora em comunicação e mãe apaixonada pela pedagogia Waldorf. Quero compartilhar nesse espaço minhas descobertas e aprendizados sobre criar um filho seguindo os preceitos de Rudolf Steiner.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s