Celebre a luz interior com o festival da lanterna

Lanterna

 

O mês de junho marca a chegada do inverno e com ele uma das celebrações mais bonitas e emocionantes realizadas pelas escolas Waldorf em minha opinião, a festa da lanterna. Ela é uma forma de reassegurar que a luz brilha em cada um de nós e precisa ser protegida, assim como a vela que ilumina a lanterna.

Embora a festa seja realizada próximo do dia de São João no Brasil, ela é originalmente celebrada no dia 11 de novembro, dia de São Martinho, nos países do hemisfério norte.

São Martinho é considerado o santo protetor dos mendigos e desamparados. Ele era conhecido por sua gentileza, humildade e sua habilidade em trazer calor e luz para os necessitados.

Conta a lenda que Martinho foi um soldado romano, que em uma noite fria de novembro, passou pelos portões da cidade de Amiens, na França, com seu cavalo e encontrou um mendigo praticamente sem roupas e tremendo de frio. Martinho então, com sua espada cortou seu pesado casaco em dois, dividindo-o com o mendigo. Naquela noite, ele sonhou com um anjo que lhe apareceu vestindo metade do casaco que havia sido dada ao mendigo e viu em seus olhos a luz divina que carregamos dentro de cada um de nós. A partir daí ele devotou a sua vida a ajudar os mais necessitados.

A preparação para a festa da lanterna começa com pelo menos três semanas de antecedência, quando as crianças começam a cantar as músicas do festival e escutam pequenas estórias relacionadas ao tema. Os pais participam dos preparativos confeccionando as lanternas para os pequenos. Por ser uma celebração que antecede a chegada do inverno, ela tem um caráter meditativo, apropriado para a estação do ano, quando o clima mais frio e as noites mais longas favorecem a interiorização do espírito.

No dia da festa, as crianças assistem à peça “A menina da lanterna” e em seguida saem em caminhada com suas lanternas, cantando canções folclóricas que falam sobre o homem, a natureza, o céu, a Terra e as suas relações. Elas também acendem uma linda fogueira. Sonia Ruella, mantenedora da escola Waldorf Alecrim Dourado, afirma em seu texto sobre festas cristãs que “é dever dos adultos, pais e professores, vivenciar a Festa da Lanterna com plena consciência trazendo as crianças, com veneração, os sentimentos belos, bons e verdadeiros pertinentes a essa época do ano”, ensina.

Essa festa tão bonita pode também ser vivenciada por pais e amigos em casa. Os festivais criam um sentimento de pertencimento e marcam os ritmos do ano. Segundo Steiner, os festivais marcam o ritmo das estações. Não é complicado realizar o festival da lanterna. O que precisamos são:

  • A confecção da lanterna com a ajuda dos adultos. Essa atividade já cria a expectativa para o que vem em seguida
  • Estória da menina da Lanterna – que pode ser contada por um adulto ou encenada como uma peça
  • A caminhada da lanterna
  • E comida para o encerramento. Por que não uma refeição à luz de lanterna?

A caminhada pode ser feita em um quintal ou para aqueles que moram em apartamento, em uma praça. Com certeza as crianças vão adorar.

*A estória “ A menina da lanterna” será enviada para todos os assinantes da newsletter.

Anúncios

2 comentários em “Celebre a luz interior com o festival da lanterna

Adicione o seu

  1. Adorei essa celebração. Muito inspiradora, tanto para crianças como para adultos. Na nossa vida corrida, muitas vezes nos esquecemos dos rituais de passagem, da mudança das estações, que fazem parte da nossa vida física e espiritual! Obrigada Raquel por ter criado o Lanternas do Caminho, iluminando nossos pensamentos com o que realmente importa!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: