Vamos celebrar a primavera

A primavera é umas das estações mais esperadas do ano. Após o período de frio e encolhimento (para aqueles que vivem nas regiões mais frias), chega a hora de guardarmos os casacos e admirarmos a natureza, que vai renascendo e florescendo, preparando-nos para os dias mais quentes e longos.

Nas escolas Waldorf, a época de primavera é trabalhada de diferentes formas. As crianças cantam músicas especiais e participam de um lindo encontro com as famílias para celebrar o novo período, com canções e piquenique. Ao vivenciar a mudança das estações do ano, estamos ensinando ritmo e constância para os alunos, dando segurança e permitindo que eles notem a passagem do tempo, ainda que não consigam expressá-la.

Para Rudolf Steiner, os festivais são pontos nodais do ano que nos unem ao espírito do universo. E por que não levarmos esse clima também para a nossa casa? Podemos criar uma mesa de primavera, fazer aquarelas e recortá-las na forma de borboletas, criar um mini jardim em vasos e aproveitar o clima favorável para fazer atividades ao ar livre.

festival-da-primavera
Alunos da Escola Waldorf Alecrim Dourado se preparam para cantar no Festival da Primavera

As mesas de primavera podem ser mais ou menos elaboradas, mas precisam conter certos elementos que as caracterizam. O Blog “Um encantado jardim”, traz uma explicação sobre como devemos montar esses espaços.

De acordo com a autora, as mesas de época são quadrimembradas no tempo e trimembradas no espaço. Na quadrimembração, vemos representadas as estações do ano. Na trimembração: céu, terra e homem.

O ser humano deve sempre estar presente na mesa, trabalhando, pescando, soltando pipa, dançando, rezando aos mortos, assistindo ao nascimento, etc. É nele que a criança espelha a sua humanidade. Fazendo companhia ao ser humano estão as plantas, os animais e os elementos da natureza em perfeita harmonia. Os objetos que o homem construiu com sua sabedoria também podem estar presentes. O ambiente onde o homem habita é sempre bom, sempre belo e sempre verdadeiro.

Quem não quiser montar uma mesa completa, pode trazer elementos da natureza para casa. Um galho recolhido em um parque pode virar um belo enfeite de primavera se colocarmos alguns enfeites. Um vaso de flores já traz alegria para o ambiente.

O blog Twig and Toadstool apresentou uma atividade que eu achei incrível e muito fácil: um bracelete de flores feito de fita adesiva. Tenho certeza que as crianças irão adorar recolher flores caídas no chão para colocar em suas pulseiras.

E você qual ritual vai utilizar para celebrar a primavera? Conte-me, vou adorar saber.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: