Resgate a magia do Natal

Steiner nos lembra como a celebração do Natal é diferente de todos os outros festivais.”O nascimento da luz será seguido pela vida na luz. Os cristãos não devem ver no festival de Natal algo que já passou. Não é um festival que comemora o que aconteceu no passado. A mensagem de Natal não disse ‘O Cristo nasceu’. Ela diz ‘Hoje Cristo nasceu’ Hoje é sempre enfatizado. Isso é significativo. A ênfase no hoje deve ser entendido no sentido em que Cristo afirmou ‘Eu estou com vocês sempre até o final dos dias’. Essa mensagem nos confronta novamente de maneiras diferente a cada ano e nos revela a conexão entre homem e os céus”

Anúncios

O mês de dezembro costuma ser o mais especial do ano para mim. A aproximação do Natal, as casas e as ruas enfeitadas me traz alegria e  inspira um sentimento interno de religiosidade e magia.  A lembrança de festas em família, com todos os parentes reunidos me traz uma nostalgia e um sentimento de que a vida pode ser muito boa.

Rudolf Steiner afirma que o Natal é o festival em que se comemora o mais poderoso impulso na evolução da humanidade.

Em uma palestra proferida em 1910, Steiner reflete sobre o sentimento do homem séculos atrás durante o período natalino e o que restava dele no início do século 20 por meio de comparações entre as ruas da Alemanha enfeitadas para o Natal com árvores e outras decorações e o trânsito frenético dos carros nas cidades. “De tudo o que o festival de Natal poderia fazer para aprofundar a natureza interior do homem basicamente não resta nada”, afirma. Já imaginou o que ele falaria se vivesse nos tempos atuais?

Segundo Steiner, no passado, a celebração do festival de Natal enchia o homem de esperança e alegria, com a certeza de pertencer a um ser espiritual que desceu dos céus e se uniu à Terra para que todos pudessem compartilhar seus poderes. “Por muitos séculos a celebração desse festival despertou no espírito dos homens a consciência de que a alma humana pode se sentir firmemente apoiada pelo poder espiritual que acabei de descrever e que todos os homens de boa vontade podem se juntar à serviço desse poder espiritual. E por isso podem também encontrar juntos maneiras corretas de viver na Terra, de modo que possam se considerar humanitariamente uns aos outros e amar-se uns aos outros o máximo possível”, explica Steiner.

Mas ainda que os tempos sejam outros e não tenhamos mais essa conexão tão estreita com a natureza e o plano espiritual, é possível resgatar a magia do Natal e viver esse momento de maneira mais espiritualizada por meio da celebração do Advento, que em 2016 inicia-se no dia 27 de novembro e vai até o dia 24 de dezembro.

Steiner nos lembra como a celebração do Natal é diferente de todos os outros festivais.”O nascimento da luz será seguido pela vida na luz. Os cristãos não devem ver no festival de Natal algo que já passou. Não é um festival que comemora o que aconteceu no passado. A mensagem de Natal não disse  ‘O Cristo nasceu’. Ela diz ‘Hoje Cristo nasceu’ Hoje é sempre enfatizado. Isso é significativo. A ênfase no hoje deve ser entendido no sentido em que Cristo afirmou ‘Eu estou com vocês sempre até o final dos dias’. Essa mensagem nos confronta novamente de maneiras diferente a cada ano e nos revela a conexão entre homem e os céus”, explicou. (do livro Sinais e Símbolos do Festival Cristão)

 

Esse período pode ainda mais mágico para as crianças, que guardarão para sempre os momentos de preparação para a chegada do grande dia, em que celebramos o nascimento do menino Jesus.

Algumas atividades que podemos fazer:

Coroa do Advento

A coroa do Advento é circular e pode ser feita com galhos e enfeitadas com sementes, flores e fitas. Nela adicionamos quatro velas que podem ser do mesmo tamanho ou de quatro cores diferentes: azul (representando o reino mineral), verde (representando o reino vegetal), amarela (representando o reino animal) e vermelha (representando o homem).

A cada domingo acendemos uma das velas na ordem correspondente, mas sem esquecer de acender a vela da semana anterior até que no último domingo todas estejam acesas. Em cada semana fazemos uma pequena cerimônia que pode ser cantar músicas de natal, ler um trecho da Bíblia ou outras histórias. Indico o livro “Advento”, de Georg Dreissig. Ele traz contos que narram a viagem de Maria e José à Belém e traz histórias dos quatro “reinos” para serem lidas a cada semana.

coroa-do-advento

Calendário do Advento

O Calendário do advento pode ser feito de diversas formas. A Espiral para marcar os dias que faltam para o advento é muito utilizado pelas escolas Waldorf do mundo inteiro. Pode ser uma folha de feltro com uma espiral desenhada com lã, por exemplo. Outras ideias podem ser uma guirlanda com caixas de fósforo encapadas para que as crianças tirem um presentinho relacionado com o período a cada dia, um caminho de estrelas a ser percorrido ou janelinhas que se abrem a cada dia para revelar uma estrela.

 

Presépio

A montagem do presépio pode ser uma das atividades mais significativas desse período. Abaixo trago um texto retirado da página Festas Cristãs, que traz magistralmente indicações do que fazer em cada semana:

1ª semana do Advento – Reino Mineral

Presépio: pano azul, Maria, Anjo, algumas estrelas,  e o caminho de velas (contar quantos dias exatos tem do primeiro domingo do advento até o dia 24. Nem sempre darão 24 dias! Coloque a quantidade certa de dias
Coroa de advento: velas de 4 cores – azul, vermelho, amarelo, verde

• Atividade com as crianças:  Fazer estrelas de papel de seda, palha, etc.
• Coroa do Advento: acender a vela azul
• Presépio:  ascender a primeira vela do caminho (cantar enquanto acende a vela)
contar uma história sobre o reino mineral
Maria caminha até a primeira vela do caminho
Cantar músicas da primeira semana
• abrir o Calendário do Advento
• colocar pedrinhas no presépio
• apagar as vela  (com apagador)
Os outros dias poderão repetir exatamente a mesma sequência (incluindo repetir a mesma história), ou ter uma celebração mais simples, apenas acendendo as velas do caminho enquanto canta “Advento… advento.. uma luz reluz….” abra o calendário do advento. Apague as velas.

Todos os elementos do Reino Mineral são bem vindos nesta semana: água, conchas, troncos de madeira, etc
(Não se esqueça que a Maria caminha todos os dias, mesmo que a celebração não seja feita todos juntos. Você poderá mover a Maria durante a celebração, com as crianças, ou a noite, sem que elas vejam )

2ª semana do Advento – Reino Vegetal

O Presépio amanhece com algumas plantas, musgos e mais estrelas.

• Atividade com as crianças:  plantar alguma flor (talvez rosinhas) ou fazer pão, biscoitos
• Coroa do Advento: acender a vela azul e a verde
• Presépio:  ascender até a oitava vela do caminho (cantar enquanto acende a vela)
contar uma história sobre o reino vegetal (sobre Rosas são bem adequadas)
Maria caminha
Cantar músicas da primeira e segunda semana
• abrir o Calendário do Advento
• colocar plantas, flores no presépio
• apagar as velas  (com apagador)

Nos outros dias, pode-se regar as plantas que foram plantadas, colher flores pelos caminhos para enfeitar o presépio.

3ª semana do Advento – Reino Animal

Presépio recebe: o estábulo, o boi , burrinho ao lado de Maria, mais estrelas

• Atividade com as crianças:  fazer borboletas de lãzinha, ou bichinhos de cera
• Coroa do Advento: acender a vela azul, a  verde  e a amarela
• Presépio:  ascender até a décima quinta vela do caminho (cantar enquanto acende a vela)
contar uma história sobre o reino animal (sobre o burrinho, é bem adequada)
Maria caminha
Cantar músicas da primeira, segunda e terceira semana
• abrir o Calendário do Advento
• apagar as velas  (com apagador)

Nos outros dias, colocar mais animaizinhos, ou insetos no presépio.

4ª semana do Advento – Reino Humano

Presépio recebe: José ao lado de Maria, Pastores dormindo com as ovelhas, próximos ao estábulo, mais estrelas

• Atividade com as crianças:  fazer vela, biscoitos confeitados
• Coroa do Advento: acender a vela azul, a verde, a amarela e a vermelha
• Presépio:  ascender até a vigésima segunda vela do caminho (cantar enquanto acende a vela)
contar uma história sobre o reino humano
Maria caminha
Cantar músicas da primeira, segunda, terceira e quarta semana
• abrir o Calendário do Advento
• apagar as velas  (com apagador)

Noite de Natal – 24/12

Chega a Árvore de Natal (pois também é dia de Adão e Eva) que as crianças podem ajudar a enfeitar. Além dos enfeites normais pode ter rosas, maçãs e símbolos dos planetas.

• acender as velas do caminho
• Maria anda mais e chega ao estábulo
• contar história do nascimento de Jesus
• cantar as músicas da Noite de Natal (Noite Feliz, Tocam os sinos…etc)
• colocar o menino Jesus
• cantar “Vinde pastores, alegres ver Jesus….” enquanto acorda os Pastores. Aproximá-los do estábulo, com suas ovelhas
• abrir o Calendário do Advento
• se houver troca de presentes pode ser feita agora
• as velas podem ficar acesas

Dia 25

• os pastores amanhecem se retirando do estábulo
• os Reis surgem em algum lugar distante na casa (canto da escada, sala, etc)
• contar histórias do nascimento de Jesus e suas visitas

– isso deve perdurar durante as 12 Noites Santas até dia de Reis. Podemos contar histórias dos reis a partir de 01/1.

Dia 06/01 – Dia de Reis

• Maria amanhece com o menino no colo, com uma coroa, algumas estrelas no manto. O estábulo pode ganhar uma cobertura de algum pano dourado.
• Os Reis chegam até o menino
• Contar uma história sobre os Reis

Dia 07/01

A pergunta é: como tudo desaparece no dia seguinte? Tira-se tudo ou há outra solução?
Uma vez perguntado isso para a Luiza Lameirão (Pedagoga, professora de Jardim de Infância Waldorf e responsável pela formação de Professores Waldorf no Brasil) ela disse que sim: no dia 07 de janeiro o presépio desaparece completamente, sem deixar vestígios.

E então, vamos levar um pouco de magia para nossas casas? Se vocês quiserem compartilhar a forma como vão comemorar o Advento ficarei muito feliz.

Autor: Raquel Vitorino

Sou jornalista, consultora em comunicação e mãe apaixonada pela pedagogia Waldorf. Quero compartilhar nesse espaço minhas descobertas e aprendizados sobre criar um filho seguindo os preceitos de Rudolf Steiner.

5 comentários em “Resgate a magia do Natal”

  1. Olá!
    Adorei tudo, mas fiquei com uma dúvida… nas histórias que conheço sobre o advento e nas representações dos anjos as cores são diferentes, sendo: azul, verde, amarelo e vermelho…
    porque será?

    Curtido por 1 pessoa

  2. Que lindo e bem facilitado Raquel Vitorino. Gratidão 💜 pela explicação. Ficou mais fácil para organizar com as crianças. Obrigada. Felizes e alegres dias. Que o Espírito Santo de Deus nos visite nas noites santas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s