Como aplicar pedagogia Waldorf em casa

O acesso à  pedagogia Waldorf está crescendo no Brasil. Em 2016 haviam 95 escolas espalhadas por vários Estados, de acordo com o Instituto de Desenvolvimento Waldorf.

Apesar disso, esse número ainda é pequeno em função das dimensões continentais do nosso país e ao fato de estarem concentradas em poucas cidades. O custo das mensalidades, por sua vez, também pode ser considerado um entrave para muitas famílias.

Por isso hoje trouxe algumas dicas para aqueles que querem levar um pouco da prática pedagógica Waldorf para casa ou fortalecer o que já é aplicado nas escolas. Alguns dos tópicos abaixo já foram aprofundados em posts anteriores.

desenvolvimento-no-primeiro-setenio

Fonte: Wolfang Goebel, Michaela Glöcker – Consultório pediátrico: um conselheiro médico-pedagógico.

Anúncios

Autor: Raquel Vitorino

Sou jornalista, consultora em comunicação e mãe apaixonada pela pedagogia Waldorf. Quero compartilhar nesse espaço minhas descobertas e aprendizados sobre criar um filho seguindo os preceitos de Rudolf Steiner.

8 comentários em “Como aplicar pedagogia Waldorf em casa”

  1. Feliz em encontrar esse espaço! Também sou jornalista e, acima de tudo, mãe! Este ano, infelizmente, meus filhos não estão mais na Waldorf. Nos mudamos e onde estamos não tem para a idade deles… Alegre com seus posts!

    Curtir

    1. Oi Alexandra, tudo bem? Fico feliz por você ter gostado dos posts. Meu objetivo é dividir com vocês tudo o que eu estou aprendendo sobre a pedagogia Waldorf. Infelizmente são poucos os lugares que possuem escolas Waldorf, Mas uma alternativa é continuar estudando a pedagogia por meio dos livros do Steiner e aplicá-la em casa. bjs e até breve.

      Curtir

  2. Se me permite uma correção, a pedagogia Waldorf não foi “reconhecida pela Unesco como sendo o método capaz de responder aos desafios educacionais”. Esta afirmação, repetida inúmeras vezes pelos canais da internet, não é exata. A frase de autoria de Federico Mayor Zaragoza (farmacêutico e ex-diretor adjunto da UNESCO), simpatizante da Antroposofia, é a seguinte: “los ideales y principios éticos (del movimiento de escuelas Waldorf) corresponden con los de la UNESCO”. Expressa a sua opinião pessoal -o que é legítimo-, mas não um reconhecimento oficial da UNESCO.
    https://es.wikipedia.org/wiki/Pedagog%C3%ADa_Waldorf?oldformat=true

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s