Criatividade para turbinar o carnaval

O carnaval pode ser uma excelente oportunidade para envolver as crianças em atividades manuais.  Pequenos adereços ou até mesmo fantasias completas podem ser feitas com a ajuda dos pequenos, que por sua vez exercitam a concentração e aprendem por meio de uma atividade com significado.

Embora exija esforço e uma boa dose de dedicação, a tarefa é perfeita para praticar a criatividade e paciência das crianças, especialmente naqueles momentos em que as opções de brincadeira se acabaram, o tédio já vem surgindo e você não quer se render à televisão.

Na pedagogia Waldorf, as atividades manuais são partes fundamentais da educação. Steiner afirma que “as atividades realizadas pela criança devem se basear diretamente nos afazeres da vida concreta. Não podem ser atividades inventadas. No que diz respeito ao jardim de infância, a necessidade da criança de imitar a vida é o que realmente importa. O trabalho de organizar a vida de modo a realizarmos diante da criança e da maneira correta o que convém às necessidades da vida e os impulsos provenientes da vontade de atuar do seu próprio organismo é uma grande tarefa, um trabalho pedagógico imensamente significativo”.  (para ler mais sobre o assunto clique neste outro post).

Foi pensando nisso, que usando linhas e um pedaço de papelão, consegui transformar um dia chuvoso, que já estava quase virando palco para birras motivadas pelo tédio, em momentos de puro prazer e diversão.

Minha filha de cinco anos, já cansada de brincar com as bonecas e sem poder sair porque os pais estavam ocupados, lembrou-se dos pompons que fizera na escola. Imediatamente aproveitei a deixa para lhe sugerir que fizesse alguns para que fossem usados em uma fantasia. A proposta foi prontamente aceita e com a ajuda de um pedaço de papelão, compasso e tesoura, preparamos a base para confeccioná-los.

Por pelo menos uma hora conseguimos trabalhar sem que houvesse sequer um som ou uma palavra vindo de onde ela estava. De vez em quando ia até a sala incrédula e a encontrava concentrada, enrolando os fios no círculo de papelão. É claro que a paz não reinou eternamente e logo fui requisitada para ajudá-la a terminar o trabalho. Passamos pelo menos mais uma hora juntas finalizando o pompom e pela alegria em seu rosto, pude ver que seu estado emocional havia se alterado, deixando no lugar uma menina  calma e tranquila.

Agora a brincadeira é pensar em que será usado esse pequeno enfeite. Fantasias de coelho, palhaço, tiaras com forma de sorvete, são algumas das opções fáceis e rápidas que podemos confeccionar.  Mas a imaginação não tem limites.  Outro dia, a tia a ajudou a fazer um lindo cocar com o auxílio de penas e fitas. Um toutou de bailarina, ou fantasia de cowboy ou pirata, são outras opções que não exigem muita habilidade manual.

Que tal este ano você dar uma chance para sua imaginação? Você e seus filhos podem se surpreender e garantir horas de diversão.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: