Estímulos ruins prejudicam a formação do organismo infantil

A importância da alimentação da gestante para a boa formação do feto já é um fato amplamente conhecido. Mas o que poucos desconfiam é que o organismo infantil só se completa com o fim da primeira infância, aos sete anos. E para o seu desenvolvimento sadio, não apenas a comida é importante, mas também os estímulos físicos  e o ambiente que o circunda.

“A criança imita o que acontece em seu ambiente físico e pelo processo de imitação, seus órgãos internos serão moldados com a forma que assumirão permanentemente. Isso inclui não só o que ocorre no sentido material, mas tudo o que os seus sentidos possam captar, trabalham a partir do ambiente físico que o circunda sobre as suas forças espirituais internas” afirma Steiner.

Ele cita como exemplo o desenvolvimento do cérebro. Segundo Steiner, quando damos às crianças brinquedos que não exijam a sua criatividade, não damos a chance do cérebro se desenvolver da maneira adequada. “Se a criança tem um guardanapo dobrado como um boneco, ele precisa preencher com a imaginação tudo o que é necessário para tornar o boneco humano para ela. Este trabalho de imaginação molda e forma o cérebro. Mas dê à criança as chamadas bonecas bonitas, e o cérebro não tem mais nada a fazer. Em vez de se desenvolver, ele se atrofia. brinquedos com formas mortas, matemáticas tem o efeito mortífero e desidratador nas forças formativas da criança” adverte  Steiner.

Leia aqui sobre brinquedos educativos e bonecos.

Steiner não viveu para acompanhar o desenvolvimento da televisão, mas certamente a incluiria entre as práticas nocivas para o correto desenvolvimento dos órgãos internos, uma vez que programas e desenhos deixam pouco o que fazer para a imaginação.

Uma maneira de se evitar esses efeitos nocivos dos brinquedos e do ambiente inadequado, é fornecer oportunidades e brincadeiras que estimulem um senso de vida. O infográfico abaixo, traz exemplos do que podemos fazer com as crianças para que elas sejam estimuladas da maneira correta.

O estímulo da iniciativa pelo exemplo. (3)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: