Alimentação para criança em período escolar de acordo com a antroposofia

Dicas para alimentação no segundo setênio

Na idade escolar podemos distinguir as crianças, de acordo com o seu temperamento, em quatro tipos fundamentais:

Criança colérica – fogosa, forte e dominadora, ousada até agressiva, de andar forte e compassado, que reage às oposições e é auto-suficiente. Para essas crianças a alimentação rica em folhas e talos é importante; não se deve dar aveia, e sim centeio e frutas. Também raízes, de preferência cruas: cenoura, aipo e nabo. Deverão receber carne e leguminosas (ervilha, feijão e lentilha) em poucas quantidades.

Criança sanguínea – Leve, aérea, “borboleteante”, distraída, esperta e ativa, em geral sem paciência para comer. Essas crianças deverão receber trigo, centeio, farinhas, fubá, nozes e mesmo carne para setornarem mais ligadas à terra. Os doces devem ser evitados. As substâncias amargas são adequadas.

Criança fleumática – indolente, vagarosa, muitas vezes linfática, alegre e satisfeita de si e da vida, e tem muito interesse pela comida. Para essas crianças reduzimos os hidratos de carbono e as gorduras. Os temperos deverão ser estimulantes e desidratantes. O leite também não é muito recomendado, mas quando dado, deve ser acidificado. Frutas ácidas e limão são muito indicadas; vegetais, principalmente raízes, e frutas (menos banana e abacate). Dos cereais podemos dar aveia e arroz temperado com curry, principalmente.

Criança melancólica – terrestre, muito voltada para si, de aspecto precoce, pálida e triste, com dificuldade de comunicação, “sofredora” e sonhadora. A alimentação dessa criança deverá constar de frutos “doces”, mel, cereais (usar bastante aveia e cevada), vegetais de folhas, frutos e flores, condimentos adequados, um pouco de carne branca. Uma alimentação pesada não lhe fará bem.

Com tantas opções, vale a pena trocar o lanche industrializado por algo mais natural, ainda mais sabendo dos benefícios que os alimentos podem trazer para o desenvolvimento do cérebro e demais órgãos. Que tal trocar o bolinho industrializado, por chips de batata doce assados? Na classe da minha filha, esse é um lanche campeão. tortinhas e muffins de cenoura e outros legumes também podem ser uma boa opção. Atualmente existem no mercado cortadores de diversos formatos, que podem ser utilizados para trazer graça aos legumes crus. O que não vale é deixar de tentar alternativas diferentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: