A chegada do Covid-19 e a consequente quarenta à qual precisamos nos submeter trouxeram vários desafios à nossa rotina diária. Muitas pessoas tiveram que se adaptar ao trabalho remoto e ao mesmo tempo dar conta das crianças, que também estão em casa.
Comigo não foi diferente. Trabalho como relações públicas e estou atendendo meus clientes online. Mas o que fazer com a cria? Por aqui eu evito ao máximo a exposição a telas (Claro que neste momento estou sendo mais flexível) e por isso ela tem ficado mais solta. Aproveitei para resgatar os livros de artesanato para que ela possa ficar entretida e também estamos cozinhando juntas. Já fizemos bolos e brigadeiro.
Sinto falta, no entanto de um ritmo diário aqui em casa. Tudo estava (e ainda está um pouco) solto. Caroline von Heydebrand explica que a criança precisa de ritmo. “Quanto mais rítmica a vida da criança, mais perfeita a sua saúde. E também o alimento anímico deve ser-lhe fornecido ritmicamente, já que na criança a vida anímica está intimamente ligada com a vida orgânica; tanto as brincadeiras quanto os estudos devem, pois, ser integrados no ritmo do dia. Toda irregularidade perturba as faculdades anímicas que delicadamente desabrocham do organismo; toda ordem as protege e cultiva, desde que observadas sem fanatismo. A formação da vontade se beneficia, pois, do cumprimento de pequenas tarefas cotidianas: tirar pó, regar flores, fazer a cama, etc. Tais tarefas, porém, deveriam ser cumpridas cada dia à mesma hora, pois nada torna a criança mais rebelde e nervosa do que a arbitrariedade dos adultos, por exemplo, quando a criança profundamente absorvida em seu brinquedo é chamada de repente pela mãe para a lição de casa”, afirma Caroline.
Recebi um plano diário de atividades que foi desenvolvido por um professor da escola waldorf A Oliveira, localizada em Algarve, Portugal. Vou compartilhá-la com vocês como uma sugestão de rotina a seguir durante esse período. Claro que ela pode ser adaptada para o que for melhor para cada família, mas sempre lembrando de que manter o ritmo diário é importante para a criança e vai beneficiar a todos.
Boa quarentena para todos nós que podemos ficar em casa!!!
Muito legal e útil Ra! Parabéns!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Adorei!!! Muito apropriado. E vou te dizer que acho útil não só para crianças!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Mto bom! Descobri seu site estes dias… Estou gostando mto! Parabéns!
CurtirCurtir
Obrigada Tamara!! Espero que você encontre conteúdo relevante para sua leitura.
CurtirCurtir